quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Como comprar com segurança pela internet

Fazer compras pela internet já requer alguns cuidados, encomendar de pessoas físicas requer o dobro de cuidados.
Eu sou do time que compra de tudo pela internet e nunca tive problemas, mas para não ter qualquer tipo de dor de cabeça eu tomo alguns cuidados que irei dividir com vocês.

Com o boom de festas personalizadas surgiram e ainda surgem muitos "profissionais" a cada dia. Preços atrativos para ganhar a clientela e vender fácil, promoções, itens importados, são tantas opções não é mesmo?

Será que é furada? Confira alguns pontos importantes na hora de comprar!

Preços muito baixos

Primeira regra do comércio eletrônico, desconfie sempre!
Por exemplo, você quer muito um bolo cenográfico mas o dindin não está permitindo que você compre com uma profissional conhecida. Aí passeando pelo facebook você encontra uma "profissional" oferecendo o MESMO bolo por um terço (às vezes até menos!) do valor. Claro que nos sentimos tentadas à comprar, afinal é o bolo que queríamos e esse cabe no nosso orçamento. O que muitas pessoas fazem é já fechar a encomenda logo de cara, como se tivesse achado o potinho de ouro no fim do arco-íris e não quisesse abrir mão do tesouro.
MASSSSSS quem está acostumado a comprar pela internet, ou mesmo conviver com muita gente do mundo de festas como eu, já liga o sinal de alerta para esse tipo de situação.
Primeira coisa que você deve se questionar: "como o preço está bem menor ?". Faça uma busca pela internet do mesmo produto, consulte preços. Aí sim você terá certeza que o preço está muito diferente do que o preço de mercado. Produtos feitos sob encomenda além de ter o valor do material bruto (no caso do exemplo: placas de isopor, massa de biscuit, etc) o profissional inclui também a sua mão de obra. Nada mais justo não é mesmo? Essa é a parte mais cara do produto, a mão de obra. Se a pessoa que está vendendo está apenas "cobrindo os gastos" desconfie. Ninguém trabalha de graça e é aquela velha história, o barato acaba saindo caro.

Conferindo as fotos

Além de desconfiar de preços muito baixos, uma dica que sempre dou é: confira as fotos do profissional.
Tem muita gente vendendo gato por lebre. E tem muita gente (muita mesmo, infelizmente) que "pega" (para não dizer furta) foto de profissionais sérios e faz um álbum dos sonhos de qualquer cliente. Só que não é difícil identificar essas coisas. É só ficar atento. Cada profissional tem o seu jeitinho de produzir, mesmo sendo temas diferentes se mantém o mesmo nível de qualidade e também a "mesma carinha". As fotos também tendem a ser parecidas. E quando visitamos álbuns de fotos "pegas da net" conseguimos identificar uma salada mista de tipos de fotos e estilos de produtos. Dificilmente um profissional fará uma foto linda de um produto e uma foto desfocada com fundo baguçado de outra. Ou então fará um convite lindo de um tema e outro com gosto duvidoso e impressão feia.
Têm gente que "pega" até foto com marca d'água e tenta apagar (sim é possível fazer isso) mas não faz bem feito e fica visível um borrão no meio da foto ou ainda colocam um "quadro" com o seu nome em cima da marca do outr profissional. Fiquem atentos.


Procurando indicações e reclamações
É comum cliente que não é bem tratado reclamar, então encontrar reclamações sobre um "profissional" não é difícil. Pesquise no Google, no Reclame Aqui, Facebook, Youtube, etc...
Tão importante quanto procurar reclamações é encontrar boas indicações e avaliações. Nada como saber se a pessoa que já foi atendida ficou satisfeita, não é mesmo?
Eu somei várias avaliações ao longo desses anos nos vários lugares que passei e acho que é muito importante deixá-las à vista. As minhas estão aqui. (Clique para ver).
É importante ressaltar ainda que qualquer profissional pode ter imprevistos. MAS a forma como ele soluciona esses imprevistos é que irão determinar o tipo de profissional que ele é. Portanto, se a pessoa que você queria contratar tiver uma avaliação negativa, tente entender a história toda e veja como ela se comportou. Agora se são várias avaliações negativas é melhor nem arriscar.

Como Pagar?

A maioria das profissionais de festas trabalha principalmente com depósito bancário em duas vezes, sendo 50% para encomendar e os outros 50% antes da postagem. Nesse caso você pode até pedir foto do produto pronto antes de depositar o restante.
Outra alternativa bem comum hoje em dia são as empresas de pagamento como PayPal, PagSeguro, MOIP e outras do mesmo segmento. Elas funcionam da seguinte maneira: você cliente faz o pagamento para a empresa e essa empresa repassa o valor para nós profissionais. É bem seguro pois caso você não receba a encomenda, você poderá avisar a empresa que fará um confronto entre as informações de ambos e claro, sendo favorável ao cliente, a empresa devolve o valor pago.

Prazos

Um dos pontos mais reclamados que vejo por aí é sobre os prazos que não são respeitados. Desde o início da encomenda, questione o profissional o tempo que ele precisará para entrega. Encomende sempre que possível, com muita antecedência, pois qualquer eventualidade, você conseguirá resolver a tempo. Para o profissional não interessa quando é a festa, interessa quando você contratou e quando combinaram de receber o produto pronto. Se você contratou convites e ele te deu o prazo de 30 dias para entregar, não interessa se você só irá usá-los no ano que vem. O que conta é o combinado.  Não tem aquela frase "O combinado não sai caro". É isso o que eu acho.

Correios

A maioria dos produtos você pode receber na comodidade de sua casa, comprando do outro lado do país ou até de outros países. Porém, todo mundo que está acostumado a comprar na internet sabe que os Correios muitas vezes deixam a desejar. Por esse motivo mais uma vez é importante que sempre peça os itens com antecedência. Eu tenho / tive poucos problemas com os envios que faço pela loja. Eu sempre recomendo aos meus clientes que opte pelo SEDEX, o PAC é a forma de envio mais simples, mais barata mas que também é a que mais dá problema. Está com pressa? Não queira economizar no frete pois você poderá ficar sem o mais caro que é o produto.
Outra coisa importante é questionar o vendedor e até pedir que ele inclua o  valor do seguro. Em caso de perda, extravio, dano o vendedor poderá entrar com um pedido de ressarcimento e não ficará aquele jogo de empurra-empurra de quem vai arcar com o prejuízo.

Contato com o vendedor

A maioria de nós profissionais de festas, trabalhamos sozinhas. Por esse motivo fica difícil responder rapidamente a todos e isso gera insegurança. Compreendo totalmente! Mas aí cabe saber diferenciar uma demora no retorno de um sumiço com o seu dinheiro.
Outro ponto que acho importantíssimo é a forma de contato. Eu não faço atendimento telefônico, já perdi alguns clientes por isso. Mas deixo aqui dois motivos: Primeiro, em caso de qualquer problema, como você vai provar o que você pediu ao profissional? O que combinaram? O email é considerado uma prova em caso de problemas ou divergências, além de muitas vezes o cliente telefonar e o profissional não poder anotar o que ele está falando naquele momento, aí acaba esquecendo. Normal né? Somos seres humanos. Claro, que se o cliente pede o telefone para poder ficar mais tranquilo eu passo. Mas se liga para pedir orçamento ou qualquer mudança em um pedido em andamento ouvirá a mesma coisa "me envia por email por favor". Acreditem, é muito mais seguro manter a conversa escrita do que apenas ouvida.


Não Passar fotos de uma empresa e pedir "Faz igual?"

Ninguém trabalha igual a ninguém, além de ser anti-ético o profissional aceitar fazer uma cópia, você poderá receber um produto totalmente diferente do que imaginou. Vale sim mostrar a foto e falar "gostei desse estilo,você já fez alguma coisa parecida?" Assim você verá o que àquele profissional têm a oferecer e o que de fato você irá receber.

Pessoal, acho que por hoje é isso. Vamos ser menos impulsivos e pesquisar sobre a empresa/profissional antes de comprar. Leia tudo o que ele escrever, mesmo que seja muita coisa e muito chato. Prazos, valores, amostras, tudo isso você pode perguntar ao vendedor e deve entender como funciona antes de gastar o tão suado dinheiro. Não caia em tentações antes de ter certeza que não é uma furada!

Boa sorte e boas compras!!!

Ahhh, aproveitando... acessem minha loja www.studioartesanal.com.br e serão muito bem vindos!

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